Contadores de Histórias (Remoto)
O Contadores de Histórias (Remoto) foi elaborado em 2021, tendo por base oficinas para desenvolver a expressão narrativa de literatura infantil e literatura infanto-juvenil.
Sonorizando Histórias
O Sonorizando Histórias trata-se de uma oficina de sonorização para contação de histórias que retrata a importância dos sons na transversalidade do diálogo das artes na construção performática da história. Esse projeto foi idealizado pelo grupo teatral Bonecas de Pano e teve como público almejado: professores, graduandos das cidades de Ituiutaba, Santa Vitória, Capinópolis, Gurinhatã, Ipiaçu, Cachoeira Dourada e Monte Alegre e a comunidade em geral.
Seu objetivo geral foi realizar oficina de sonorização e contação de história para graduandos e professores da educação básica. De modo a atender os seguintes objetivos específicos:
-
Demonstrar, discutir e refletir sobre o ensino de arte na escola;
-
Sistematizar discussões sobre literatura infantil, música, teatro e contação de histórias em uma perspectiva artístico-cultural;
-
Realizar pesquisa de elementos para contação de histórias (texto, encenação e contexto) para espaços escolares e não escolares;
-
Realizar atividades (remotas) de formação de professores;
-
Desenvolver atividades para formação de público.
Esse projeto precisou ser adaptado para a modalidade remota devido a Covid-19. De modo que o espetáculo foi substituído por vídeos no canal do YouTube e as oficinas aconteceram pela plataforma Google Meet.
Sonorizando Histórias
Sonorizando Histórias
Dá Licença Pr'eu Contá
O projeto Dá licença pr'eu contá - oficina de contação de histórias foi idealizado pelo grupo teatral Bonecas de Pano e submetido ao fomento da Lei Aldir Blanc. As oficinas aconteceram entre os dias 18 e 20 de dezembro de 2020 de forma remota.
A oficina possibilitou contribuir com a formação de professores da educação básica, visto que, foi discutido e apresentado referencial teórico e prática que embasam a prática de contação de histórias. Além de permitir que os graduandos se aproximem dessa prática de contar histórias.